NUCE Concursos

ÁREA RESTRITA

» Cadastre-se agora

» Esqueci a senha
Quer ter acesso a informações e serviços exclusivos?

Notícias

14-02-2011

Polícia Militar do Maranhão: mil vagas para nível médio

O pedido de concurso para a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) foi aprovado pela governadora Roseana Sarney, segundo informou o secretário de Segurança, Aluísio Mendes. Serão oferecidas mil vagas de soldado para compor o quadro efetivo da corporação, com exigência de nível médio e idade máxima de 28 anos. Haverá, no mínimo, 200 oportunidades destinadas às mulheres.
 
Os militares contam com atrativos como a estabilidade profissional, garantida pelo regime estatutário, além de o cargo oferecer chances de crescimento na carreira policial. Segundo a corporação, os vencimentos iniciais serão de R$2.028 e quem for lotado no interior receberá ainda uma ajuda de custo de R$200.
 
A reforma administrativa, que está sendo implantada pelo Governo do Estado, determina que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) seja a responsável pelos preparativos de todos os concursos estaduais. No momento, o órgão está se estruturando para exercer as novas atribuições, o que deve acarretar um pequeno atraso na seleção, que estava prevista para março.
 
A Seplan está fazendo um levantamento para verificar o impacto que as contratações causarão na folha de pagamento, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Após o término do estudo, será elaborado um cronograma de trabalho para a realização de todos os concursos previstos. O secretário de Segurança acredita que as convocações poderão ser feitas no fim do primeiro semestre.
 
A seleção será regionalizada e o concurso será feito em São Luís e nas regiões da Tocantina, dos Cocais e na área da Baixada. Os interessados em participar do processo seletivo podem iniciar os estudos com base no último concurso da PM-MA, ocorrido em 2006. Na ocasião, a prova objetiva teve 60 questões de Conhecimentos Gerais, distribuídas pelas disciplinas de Português, Matemática, Raciocínio Lógico-Quantitativo, História do Brasil, História do Maranhão, Geografia do Brasil e Geografia do Maranhão.
 
Os aprovados na prova de múltipla-escolha seguiram para a próxima fase, que foi a realização de exames médico e odontológico. As etapas posteriores foram teste de aptidão física, exame psicotécnico e exame de aptidão policial militar.
Na seleção desse ano haverá, ainda, 20 vagas voltadas a policiais músicos, pois a banda da corporação está sem integrantes. Como essa é uma categoria especializada, os candidatos farão prova teórica e prática de música. 
 
Fonte: Folha Dirigida
 

Compartilhe

NUCE - Núcleo de Concursos Especial
Rua Joaquim Felipe, 60 Boa Vista (ao lado da Celpe) - Recife - PE
Fone: (81) 3198 1414
Criação de Sites e Comunicação Digital: Agência Qualitare